terça-feira, 16 de junho de 2015

1º aninho da Melissa


Você chegou em casa e eu falei que ia te mostrar o mundo. Mal sabia eu que você iria transformar tudo aquilo que eu entendia por mundo.
Quando você nasceu meu coração se encheu do amor mais puro e mais profundo, um sentimento que eu pensei nunca merecer sentir, nem sabia que podia sentir tamanha imensidão de tal sentimento.
Eu fico só vendo você mexer suas mãos, piscar os olhinhos, bocejar, dando um leve sorriso enquanto dorme, seus delicados dedinhos que tão forte agarram tudo o que vê pela frente, bem diferente dos meus que tentam se adaptar à delicadeza da sua pele.
Eu já chorei antes por tristeza e por alegria também, mas com você foi diferente, sem nenhuma palavra que pudesse descrever o que eu sentia, naturalmente eu explodi em choro.

Filha, você chegou há 364 dias e me apresentou um novo mundo, não o mundo de guerra, de ambição, de inimizades, que eu conhecia, mas sim o mundo de mansidão, entrega por uma causa, de gratidão, um mundo colorido, ou melhor, um mundo cor-de-rosa.
Eu que antes me sentia tão forte hoje vejo que sou frágil, mais humana, mas também sou tão mais corajosa, vendo você assim tão pequenina, crescendo nos meus braços e dependente de mim, vejo que sou capaz de tudo por você.
Eu daria sim minha vida por você. E ao mesmo tempo, sentir na pele o medo de não estar por você algum dia me apavora.
Porque você já me mostrou no decorrer desse ano que vai ser fantástico te acompanhar por mais e mais anos.

Há 8.736 horas você nasceu e eu não uso mais relógio desde então, porque meu tempo é todo seu, e também porque a pulseira poderia te machucar.
A primeira vez que você sorriu, senti uma alegria inexplicável. E todas as outras vezes também.
Os nossos dias juntas são tão lentos e ao mesmo tempo tão rápidos, e essa sua mãe aqui que antes era acostumada a correr com tudo, descobriu o prazer que há em observar cada detalhe de alguém. Esse alguém que é você minha pequena, porque você é tão... “você”... que eu quero te saber cada vez mais nos detalhes.
Te observo em cada detalhe, que nem aquele sinalzinho rosado que você tem ao lado esquerdo na cintura desde que nasceu “faço a checagem todo o dia”, vai me fazer falta quando sumir. Mas não vai sumir aquela covinha que você tem na buchecha direita quando sorri com sinceridade, ahh essa não irá sumir e é tão, tão charmosa.
Acho você muito parecida com seu pai, mas uma coisa você puxou à mim, não sei se é motivo de orgulho, mas você puxou à mim o seu mau-humor e impaciência quando está com fome.
Você sua quando dorme e quando mama também. Não gosta do calor será que é por causa do seu nascimento na época do frio?

Há 1 ano eu venho descobrindo que sou mole e meu coração é uma meleca molenga quando o assunto é você.
Essa coisa de maternidade é mesmo muito louca, eu que nunca tive medo de nada, me tremi toda quando você tomou sua primeira benzetacil e perdi o ar junto com você.

Já não tenho mais nome próprio, e já me acostumei com meu apelido, quando vou me apresentar para alguém me esqueço e digo: - Prazer, sou a “mãe da Mel”.
Reparei que você gosta de se aninhar entre meu ombro o meu pescoço após as mamadas e respirar bem fundo até pegar no sono, enquanto faço carinho nas suas costinhas para você se sentir segura.

Você tem três tons de choro e eu "acho" que já sei lê-los.
Tem aquele do mau-humor e impaciência esse aí ninguém consegue fazer parar só uma mamadeira bem quentinha, esse é de arder os ouvidos. O outro é o chorinho de manha quando quer colinho e claro esse resolvo de uma vez. E tem um, um que aperta o coração da mamãe molenga aqui, um choro que me faz ficar de mãos atadas sem poder fazer nada, é o chorinho da dor, reconheço ele logo porque sei que tem algo de errado com você, já que você é tão boazinha e não chora por causa de nada.


Nestes dias em que passamos juntas, já deu para você me mostrar que, no fundo, a maior parte das pessoas erra tentando acertar.
Você nasceu e o mundo que você me deu de presente é tão cheio de amor.
Alguém já dizia: "Quem ama os meus, minha boca adoça". Você é tão querida e amada, que ando recebendo açúcar de todos os lados.
Você me fez grata.
Você me deu essa certeza do quanto sou querida, seu pai é querido e somos queridos como família.

Esses dias seu pai me confidenciou que pensava que você não iria ama-lo como você me ama, que pensava que não iria sentir aquele olhar doce que você jogava para mim todas as vezes que estava em meu colo, mas hoje posso dizer que ele é tão querido quanto eu, não é? Percebo isso quando estou te dando de mama e quando você escuta o abrir da porta já larga logo a mamadeira e fica com o olhar atento esperando ele aparecer pelo corredor e quando ele aparece você abre aquele sorrisão (com aquela covinha na buchecha direita) e não quer mais saber nem de mim nem da coitada da mamadeira. Mas é claro que isso é por poucos minutos, até você matar a saudade do dia e logo querer voltar para os meus braços, porque eu ainda acho que sou a preferida (risos)

E é isso, meu amor.
1 ano e o baile mal começou.
Mas eu te agradeço tanto por ter me tirado pra dançar.
Eu vou pisar no teu pé, vou errar o passo, talvez eu até perca o ritmo...
... mas eu sempre o farei tentando que a gente se divirta enquanto toca a música.
Eu sempre estarei a teu lado.



Amor, mamãe.





















2 comentários:

"Uma carta à dona férias"

Férias, minha querida, nossa relação nunca mais foi a mesma desde essa doninha aí na foto nasceu. Como hoje por exemplo que a minha...