terça-feira, 17 de março de 2015

Postão - Retorno ao trabalho / Creche / Demissão / Arrependimento

Oi gente, como estão vocês?

Já começo o post pedindo desculpas às poucas leitoras do blog por eu não ter dado mais as caras por aqui, alias nas redes sociais, à alguns compromissos ... Tem sido tempos, digamos, meio conturbados.
E então vou fazer este postão resumindo todas as novidades dos últimos tempos, vou falar agora sobre quando retornei ao trabalho, sobre minha demissão 2 meses depois,  sobre minha experiência com a Mel na creche e sobre o arrependimento de tais decisões.


  --> De volta ao trabalho
Em outubro acabou a minha licença-maternidade e fui obrigada à retornar ao trabalho, estava vivendo o momento mais maravilhoso da minha vida “a maternidade” e é claro que como qualquer outra mãe a última coisa que eu queria era voltar ao trabalho, e aquele velho tabu, voltar a trabalhar após a maternidade ou não? A questão divide as opiniões das mamães, há quem diga não devemos “afundar” nossa vida a propósito dos filhotes que temos que viver além deles, há quem defenda a vez das mães ‘Integralmente Mães’ que se não assim são menos mães ... aaarrhh Eu defendo a vez das minhas condições financeiras kkkkkk e sei que tudo tem que ter um certo equilíbrio, mas a questão é difícil mesmo, sacrificar um lado? Ou o outro? O que pôr na balança? O que realmente tem valor? Mas cada um sabe de si, e os dois lados tem seus prós e seus contras e independente do caminho que for escolhido, nós só estamos tentando ser as melhores mães possíveis. Mas enfim, se eu for explanar esse assunto para um outro dia.
Bom, EU não tinha muita opção não, tinha que trabalhar (Melissa ia ficar com a minha vizinha de frente, uma amiga de anos, que conhece o meu marido desde criança, e que seu último emprego tinha sido em uma creche, coincidência?! Coisa de Deus?! Talvez, sei que ela aceitou ficar por um tempo com a Mel até que sua vaga na creche saísse, como estávamos no meio de outubro só sairia a vaga dela no inicio de março, eu e meu marido fizemos um esquema federal, pensamos daqui, conversamos dali, quebramos a cabeça e resolvemos que a nossa vizinha ficaria com a Mel de outubro até dezembro, meu marido tiraria suas férias em janeiro para ficar com ela e eu tiraria as minhas em fevereiro, retornaria em março que seria quando a creche iria iniciar, estava tudo esquematizado, na nossa cabeça)
Voltei a trabalhar, percebi com os dias que aquele acabou se tornando um escape para mim, afinal trabalhava só meio período, era duro deixar a minha bebe, mas encarei aquilo como um folga diária daquela rotina maravilhosa, porém, maluca e estressante de mãe.
-Descrição da rotina diária:
Eu acordava bem cedo, beeem cedo mesmo às 4 da manhã, acordava a Mel, amamentava, trocava, colocava pra dormir novamente, arrumava a mala dela pra ir pra cuidadora, só então eu iria me arrumar (deixava tudo bem arrumadinho pro maridinho não ter nenhum trabalhinho) daí saia às 5 da manhã (quando conseguia rsrs). O Papai a levava pra tia Rosa, afinal não era tanto trabalho já que ela mora no apê da frente rs. E eu saia do trabalho às 13h  e a pegava por volta das 14:30h. E em casa tinha a rotina de mãe que você aí, sim você que está lendo conhece muito bem, muuuito bem rsrs –dar mama, trocar fralda, dar atenção, brincar, trocar fralda de novo, dar banho, além de; lavar, passar, cozinhar, limpar, e trocar fralda de novo- É bem complicadinho viu, ninguém me avisou antes! Hehe Mas eu estava me adaptando.

-      --> Demissão
Essa rotina durou 2 meses. E quando eu já estava me adaptando caiu uma pedra gigante na minha cabeça, a noticia que eu seria demitida. Éééé ... D-E-M-I-T-I-D-A.
Cara, (uma respirada funda) foi meio tenso, afinal, eu não estava contando com uma demissão à essa altura da vida, mas olhando para o lado bom eu poderia me dedicar única e exclusivamente à criação da Mel.
Fui demitida pouco antes do natal, sim, ainda tem isso ¬_¬  o Bruno iria tirar férias, então tomei a decisão de esperar e curtir. Esperar a poeira e baixar, resolver a burocracia toda e curtir a minha família, resolvi ficar um tempo só cuidando da Melissa já que aquilo tinha acontecido, “por permissão de Deus”, porque é isso! Creio que nem uma folha , nem uminha sequer cai de uma árvore sem que isso seja permissão de Deus, e é por isso que eu mais do que nunca estava super tranquila.
Aproveitamos bastante o tempo juntos em família, fomos viajar juntos, fomos ao aquário, à parques, compramos até uma bicicleta para andar com a Mel, passeamos bastante com nossos amigos... Enfim, mas aí os dias foram passando e chegou o dia...

  --> Melissa na Creche
... De levar a Melissa para a creche.
Ahh a creche, gente como foi difícil eu “desapegar” no inicio, caramba como foi mesmo... Vou descrever um pouquinho do terror dos primeiros dias.
Comecei a sofrer logo uma semana antes, quando comecei a organizar as coisinhas dela que deveria levar para lá, eu já sentia aquele nó na garganta no meio do processo. Quando chegou a noite anterior eu não aguentei, caiu a ficha que eu ficaria sem a minha bebe grande parte do dia, e eu cai no chororô, danei a chorar, porque até então eu nunca havia ficado longe da minha bebe, ainda mais por tanto tempo assim. No dia seguinte eu mesma fui leva-la até a creche, vi as mamães entregando seus bebes às tias com uma naturalidade tamanha e segui como as tais, entreguei a Melissa à tia com um enorme sorriso (até mesmo para não passar a insegurança para a Mel), ela foi com a tia numa boa, sorriu e até deu tchau pra mim hahaha não sei se foi pior para o meu psicológico rsrs, quando virei as costas e fui para a casa senti muito e fui pelo caminho todo chorando, todo mundo me olhando maior mico,mas eu não estava nem aí só conseguia chorar e chorar, não me contive a separação, quando cheguei em casa não consegui fazer nada e chorei praticamente o dia inteiro e isso se repetiu durante toda a semana, mas com o passar dos dias fui percebendo que isso seria bom para nós duas pra ela porque vai se desenvolver melhor e mais rápido com a convivência de outras crianças no dia-a-dia e pra mim porque preciso de um tempo só pra mim, para organizar certas áreas da minha vida, afinal antes de ser mãe sou mulher, esquecemos um pouco disso (alias, ótimo tema pra eu escrever aqui, um dia vou escrever sobre Mãe x Mulher, já que sofri uma bucadinho com isso também).
Com certeza você deve estar pensando, mas péra, se ela não está trabalhando pra quê vai colocar a bebe na creche? -Te respondo- Foi ultra mega power dificílimo conseguir a tal vaga na bendita creche, e eu não vou ficar o resto da vida sem trabalhar né?! Só estou dando um tempo, mas vou voltar a trabalhar ainda este ano e seu eu tira-la da creche vou perder a vaga e pra conseguir novamente, só Deus sabe quando e SE conseguiria novamente.
Enquanto isso vou vivendo um pouco fora do mundinho dela, agora que ela está na creche, consigo me organizar melhor, ter um tempo só pra mim, pro blog =) fazer exercícios físicos (bom como sou a pessoa mais sedentária do universo inteiro, tentei no começo, mas já desisti), organizar a casa, estou até me preparando para tirar carta de motorista hehe.
E assim vamos indo, faço tudo o que tem pra fazer e quando ela chega, ahh quando ela chega, meu mundo vira o dela, eu vivo pra ela, fico com ela, brinco com ela ... Aproveito bastante, porque sei que no dia seguinte, cedinho ...  =(


    -->  Arrependimento
Ah se eu soubesse... Sabe aquele pensamento que vem sempre depois que bate aquele arrependimento. Sim “Arrependimento” foi o que me bateu depois que eu soube que seria demitida. Eu pensava constantemente que eu não soube escolher lá trás, quando optei em ‘deixar’ minha filha para trabalhar, bem, se fosse apenas isso ‘deixar’ e depois se algo desse errado (e deu) eu voltasse do ponto que parou estava tudo bem, só que não foi bem assim. Para voltar a trabalhar eu tive que enfrentar alguns obstáculos, tive que romper algumas barreiras e tive que abandonar alguns preceitos. Houve algumas consequências, a principal delas foi o desmame. Nossa como eu amava amamentar, não tirei ela do peito ela largou sozinha, 1 mês após ela largar eu sai do trabalho, tentei oferecer o peito novamente, mas foram tentativas frustradas, ah se eu soubesse... Ter que deixá-la na creche é outra coisa que dói no coração, se eu não tivesse voltado a trabalhar não teria colocado ela naquele momento, agora como ela já estava matriculada tira-la implicaria em outras consequências, é.. isso é complicado, ah se eu soubesse... Não teria abandonado e perdido algumas fases importantes, foi por pouco tempo, mas quem é mãe sabe, que cada dia é uma nova descoberta no mundo dos pequenos, ah se eu soubesse... Se eu soubesse eu teria metido o meu dedo e não seria o que Deus escreveu pra mim, uma nova história Deus escreve para mim, para nós a cada dia.

Enfim, enfim ... Vamos que vamos e é a vida que segue e vai tomando seus próprios rumos, sendo direcionada a cada passo por Deus, creio que tudo, T-U-D-O segue conforme a vontade dEle.

--Só pra não perder o costume vai aí uma fotinho tirada agorinha de mim e da minha inspiração, hoje ela está me ajudando a escrever.

Minha Parceirinha
Encerro esse “Postão” com um versículo. E até logo meu queridos!!! Deus abençoe!

Romanos 11:35Porque dEle e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, à Ele eternamente.

3 comentários:

"Uma carta à dona férias"

Férias, minha querida, nossa relação nunca mais foi a mesma desde essa doninha aí na foto nasceu. Como hoje por exemplo que a minha...