sábado, 27 de junho de 2015

Rotina da Melissa

Oi meus queridos e queridas =)


Hoje vou falar um pouco sobre a rotina da Mel, já que agora ela fez 1 aninho algumas coisas mudaram por aqui.

Confesso que antes eu não seguia muito uma rotina certinha, até porque nos primeiros meses a rotina da Melissa era definida pelos horários dela; a hora que ela tinha sono deixar ela dormir e a hora que ela tinha fome dar de comer e no meio tempo, preencher  com brincadeiras, passatempos... afins, e com o tempo o próprio organismo dela iria adaptando à alguma rotina ...

Maaannnnsss eu percebi que nossa vida estava virando um caos, principalmente aos finais de semana devido aos diversos compromissos, tinha dia que quando me dava conta já tinha passado a hora do almoço, e eu dava mamadeira, ou era tarde e não teve como dar a janta por algum contratempo e eu?! Tacava a mamadeira.
Ou no meio da noite a Melissa (que nunca foi de acordar) acordava diversas vezes e quando eu parava pra pensar eu lembrava que pelo dia ter sido cheio ela não tinha tirado sonecas durante o dia e isso acarretava numa bela de uma noite mal dormida pra ela e consequentemente para mim. Dormir fora de casa também percebo que não faz muito bem para a rotina dela, (costumamos vez e quando dormir na casa da vovó paterna devido à compromissos de fim de semana, só que quase sempre que isso acontece a Mel não dorme bem e acorda várias vezes, acarretando mais tarde num dia chatinho, cansativo).

Bom, foi por essas e outras que aos poucos estou tentando incluir uma rotina na vidinha dela, e como ela já vai à escolinha ficou bem mais fácil porque com certeza lá eles tem um padrão de horários também, assim ficou fácil aderir aqui em casa.

Então vamos lá, mas primeiro:
Obs¹: Não acontece tudo na hora que está descrita EXATAMENTE. Claro se tratando de bebes não tem como fazer tudo em um horário padrão, sempre haverão exceções, entretanto quando acontece procuro adaptar os horários seguintes.
Obs²: A rotina que vou descrever é a que tento seguir aos finais de semana e nos dias em que a Mel está em casa comigo, pois durante a semana ela frequenta a escolinha.
Obs3: Nos dias em que ela vai para escolinha sigo a rotina da hora que ela chega em diante.
Obs4: Normalmente alimenta-se a criança à cada 3 horas, mas eu por indicação minha mesmo (risos) sigo um cronograma à cada 2 horas. Porque toda vez que nasce um dentinho da Melissa ela fica muito ruinzinha, com diarréiavômitos e não come durante esses dias horríveis e ela não consegue se firmar no peso ideal para a idade dela então "eu por mim mesma" sigo esse cronograma de 2 horas e tem funcionado bem.
Obs5: Quando ela não aceita algo que está previsto no cardápio, eu substituo pela clássica mamadeira, essa ela sempre aceita.
Obs6: É bom ter uma rotina pra seguir, mas devemos sempre ter em mente que cada bebê tem suas necessidades e elas devem ser atendidas antes de qualquer coisa, quando isso acontecer esqueça o horário e siga o seu coração.

               Rotina da Melissa - 1 Ano
  • 7:00 – Acorda / Troca de Fralda / Mamadeira
                   *Ela sempre acorda às 7h, mesmo de FDS (para minha tristeza)
              *Das 7 às 9: brincadeiras, TV, andador, passeio de carrinho na rua ou dentro do condomínio mesmo...
  • 9:00 – Fruta ou Suco de fruta.
  • 9:30 - Banho
  • 10:00 - Soneca da Manhã
               *Uma dica importante sobre a soneca é que não deixe o bebê num ambiente totalmente escuro para que ele possa diferenciar a soneca diurna da noite que é quando devem dormir bem, aí sim deixem tudo bem escurinho para que o bebe saiba e se acostume à dormir a noite inteira.  
    *Normalmente a soneca dura cerca de 1 hora e meia ou 2 horas, deixo ela à vontade, mas não deixo passar muito do meio dia.
  • 12:00 - Almoço / Suco de fruta / Sobremesa (fruta ou gelatina) / Troca de fralda.
               *Das 12 às 14: brincadeiras, TV, andador, passeio de carrinho na rua ou dentro do condomínio mesmo... 
  • 14:00 - Lanchinho da Tarde
               *Mingau de Farinha Láctea e aveia com frutas batidas ou *Papinha de bolacha ou *vitamina simples de leite batido com frutas ou *Iorgute
  • 14:30 - Soneca da Tarde
               *Normalmente a soneca dura cerca de 1 hora e meia ou 2 horas, deixo ela à vontade, mas não deixo passar muito das 16h)
  • 16:00 - Mamadeira com complemento, Mucilon / Troca de Fralda.
                *Das 16 às 18: brincadeiras dentro de casa para passar o tempo, TV, andador...
  • 18:00 - Janta / Água
  • 20:00 - Banho
  • 20:30 - Mamadeira com complemento
  • 21:00 - Hora de dormir
                *Desde RN eu tenho costume de colocar ela no bercinho e ela sozinha pegar no sono, ela se acostumou tanto que se estiver no colo ela não consegue dormir. Ela dorme até o dia seguinte.
  • 23:00 - Mamadeira
               * Dou mamadeira com ela dormindo mesmo.


Abaixo algumas fotinhos do dia a dia dela comigo.

Só de boa (segurando a mamadeira sozinha)
No sofá, aprontando alguma.


Tocando o terror na rack, ela não sai mais de lá rs


Tomando um banho no quarto, estava frio nesse dia.

Tomando sol no sofá de casa

No andador fazendo bagunça

No chão da cozinha atrás de mim

Brincando no parquinho aqui do condomínio










Tirando uma sonequinha da tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Uma carta à dona férias"

Férias, minha querida, nossa relação nunca mais foi a mesma desde essa doninha aí na foto nasceu. Como hoje por exemplo que a minha...